Uma resigninicacão para a reforma agrária no Brasil

Horacio Martins de Carvalho (Curitiba, 8 de dezembro de 2009)
quarta-feira 23 de dezembro de 2009 por LRAN

Prólogo

- Durante o período de 23 a 26 de novembro deste ano tive a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Formação da Comissão Pastoral da Terra – CPT, realizado em Hidrolândia, GO. O tema central desse Encontro foi "Uma nova conceituação de reforma agrária". Nessa oportunidade pude usufruir e compartilhar idéias e proposições não apenas com os coordenadores e militantes da CPT, mas também com o prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves

- Carlos Walter Porto-Gonçalves, geógrafo e doutor, é Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, membro do Grupo de Trabalho ‘Hegemonias e Emancipações’ da Clacso, Pesquisador do CNPq. e com o teólogo Sandro Galazzi

- Ao me preparar para essa tarefa, com a antecedência que eu supus devida, pude revisar uma considerável literatura sobre o tema da reforma agrária, inclusive realizando incursão na sua história e na atualidade das proposições dos movimentos e organizações sociais e sindicais populares do campo no Brasil. Essa iniciativa foi para mim, ao mesmo tempo, uma redescoberta e uma afirmação, de algumas idéias que já me inquietavam sobre uma necessária resignificação da reforma agrária, em particular no Brasil.

- Durante esse Encontro Nacional de Formação da CPT pude expor alguns aspectos das minhas inquietudes. Nos debates contei com o aporte de várias sugestões tanto dos participantes como do prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves e do teólogo Sandro Galazzi, que contribuíram de maneira decisiva para a formulação, ainda que em construção, das teses que aqui coloco para a reflexão e debate.

- Ao apresentar este texto sumário como Texto I – Teses, estou sugerindo que as idéias que aqui são expostas têm o caráter de tese ou de proposição para controvérsia, mas que não são acompanhadas da argumentação necessária e pertinente para fundamentá-las. Isso será realizado no Texto II – Argumentos, o qual eu suponho que o poderei preparar para apresentá-lo lá por março vindouro.

- Se há algo de inusitado nessa divisão dos textos (texto I e texto II) isso se deve à minha intenção de colocar imediatamente em debate as minhas idéias sobre uma resignificação da reforma agrária no Brasil ainda neste mês de dezembro, num tempo talvez já tardio, mas ainda oportuno, para que os movimentos e organizações sociais, sindicais, feministas e ambientais no campo, entre outros, possam conhecê-las no sentido de uma contribuição minha para as controvérsias necessárias e pertinentes que deverão pautar a agenda política nacional em 2010 sobre o tema da questão agrária.


titre documents joints

Documento

23 de dezembro de 2009
info document : RTF
58.8 KB

RTF 58 kb


Página inicial | Contato | Mapa do site | | icone statistiques visites | info visites 953911

Acompanhar a vida do site pt_br  Acompanhar a vida do site AÇÃO TERRA  Acompanhar a vida do site Reforma Agrária   ?

Site realizado com SPIP 3.0.20 + AHUNTSIC

Creative Commons License